Thursday, August 23, 2018

SISTEMA DE NOTAÇÃO DE MARCAÇÕES TEATRAIS


É útil ter um sistema mnemônico que nos permita recordar a marcação dos atores nas cenas. Não há a necessidade de ser um sistema detalhado como a Notação Laban que permite registrar com precisão os movimentos, mas algo mais simples que nos ajude a recordar o que foi trabalhado em um ensaio e, também, para ter o registro de  todo o espetáculo. Algumas vezes um espetáculo permanece parado por muito tempo e quando se tem que retoma-lo algumas marcas  se perdem com freqüência. Assim, é útil ter o registro daquelas marcações para que possam ser recuperadas; nem sempre se pode contar com o registro em vídeo para conferir.

Este um sistema de registro das marcações, que tem uma  sintaxe simples para facilitar o seu uso em anotações manuscritas à margem dos textos, mas também podendo ser usado no notebook,  em tablets ou celulares.

CODIFICAÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO

Primeiramente temos a codificação básica do espaço cênico. Apresentaremos duas opções, de um espaço tradicional e outro circular.

Para o espaço tradicional adotaremos a divisão em doze regiões, tomando por base a visão da  platéia: Proscênio-esquerdo(PE); Proscênio-centro(PC); Proscênio-direito(PD); Baixo-esquerdo(BE); Baixo-centro(BC); Baixo-direito(BD); Centro-esquerdo(CE); Centro-centro(CC); Centro-direito(CD); Alto-esquerdo(AE); Alto-centro(AC); Alto-direito(AD). A apresentação da codificação do espaço é sempre apresentada dentro de  parênteses.

Para o espaço circular, imagine dois relógios circulares, um relógio interno com um circulo menor que simbolizaremos pela letra “I” maiúscula, e um outro relógio maior que chamaremos de relógio externo que simbolizaremos pela letra “E” maiúscula. Os dois relógios coincidem a numeração das horas. Tomamos o lugar das seis horas como sendo o lugar de referência da  codificação. Assim escrevemos que algo está na posição (E12), significando que ela está na posição do relógio maior correspondente às 12 horas. A posição (I9), significa que o ator está na lugar que marca nove horas no relógio interno. Relembrando que a apresentação da codificação do espaço é sempre apresentada dentro de  parênteses.

Os parênteses vazios () significam fora de cena.

CODIFICAÇÃO DOS OBJETOS DE CENA

Os objetos do cenário também devem ser codificados com siglas diferente, tal como sofás, mesas, etc, por exemplo: mesa  codificado como ME.

CODIFICAÇÃO DAS PERSONAGENS OU ATORES

As personagens são codificadas pelas suas iniciais ou de seus atores conforme a conveniência e devem ser diferentes das outras siglas já utilizadas para codificar os espaços e os objetos de cena. Por exemplo: A1 para codificar o ator 1; A2 para codificar o ator 2.

CODIFICAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO

A movimentação é indicada pela letra “X” maiúscula, que significa “vai para” ou “cruza para”.

PICTURIZAÇÃO

No início de cada cena, ou sempre que necessário, deve se fazer a picturização do quadro. A picturização é como uma fotografia da cena, é a imagem parada. Ela é representada pela codificação de posição dos objetos de cena e das personagens, separados por uma vírgula, entre dois colchetes ou parênteses retos[ ].

Por exemplo: 1 - [ME(BD), A1(BC), A2(BE)]

A picturização acima diz que a mesa está na posição Baixo-direito; o ator 1 está na posição Baixo-centro; o ator 2 está na posição baixo-esquerdo.

A sintaxe da codificação tem a seguinte forma - primeiro se indica aquele que se move, em seguida o símbolo de movimento “X”, seguido pela posição do palco para onde está indo, e se for o caso o objeto que será usado pelo ator.

MOVIMENTAÇÃO SIMPLES

Por exemplo: 2 - A2 X (AC)

A codificação acima significa que o ator 2 que estava na posição Baixo-esquerdo se deslocou para a posição Alto-centro.

MOVIMENTAÇÃO PARA UM OBJETO

Por exemplo: 3 - A1 X (BD)ME

A codificação acima significa que o ator 1 que estava na posição Baixo-centro se deslocou para a posição a mesa que está na posição Baixo-direito.


MOVIMENTAÇÃO COMPOSTA

Por exemplo:4 -  A2 X (AE) X (AD)

A codificação acima significa que o ator 2 que estava na posição Alto-centro se deslocou para a posição Alto-esquerdo, em seguida foi para a posição Alto-direito.

MOVIMENTAÇÃO PARA FORA

Por exemplo: 5 - A2 X ()

A codificação acima significa que o ator 2 que estava na posição Alto-direito saiu de cena.


MOVIMENTAÇÃO PARA DENTRO

Por exemplo: 6 -  X A2() X (BE)

A codificação acima significa que o ator 2 que estava fora e entrou para a posição Baixo-esquerdo. Para reforçar a que ele estava fora colocamos o “X” na frente do código do ator.


CONCLUSÃO

Este sistema de notação das marcações foi desenvolvido para uso pessoal, de modo que cada  pessoa pode fazer as suas próprias adaptações. É útil anotar no texto teatral que se está montando o registro de como é a codificação que se está usando para que no futuro não se percam os detalhes, e também, para ajudar  a uma outra pessoa do grupo teatral, que precise conduzir os ensaios em algum momento.


OBS. Este  texto é uma pequena apostila para a disciplina de Fundamentos da direção Teatral do Bacharelado em Teatro da  UFPB. Para atender ao pedido de algumas pessoas coloquei-o aqui.

No comments: