Sunday, December 31, 2017

ROBERTO CARTAXO, O MESTRE-ESCOLA DO TEATRO

O diretor Roberto Cartaxo é um ativista do teatro sempre disposto a educar novas gerações de artistas. Se fizermos uma pesquisa acerca das pessoas que estão de alguma forma hoje ligadas a atividade teatral em João Pessoa, poderemos constatar que mais da metade passaram pelas suas oficinas e cursos de formação de atores promovidos no Teatro Santa Roza e na Fundação Espaço Cultural.
É um formador de atores. Este é um fruto do seu trabalho de direção teatral. Através de seu trabalho de pedagogia cênica, que sempre foram concluídos com a montagem de algum clássico do teatro universal, brasileiro ou paraibano, sempre encontrava um meio de encaixar cada ator e atriz no papel que lhes dava as melhores condições de brilhar.
É um diretor silencioso que vai permitindo o jogo teatral e direcionando de forma inteligente as cenas. Ele raramente sobe ao palco para dizer a um ator como realizar uma ação. Roberto é paciente, apesar de que é conhecido pelos alunos e colegas pelas explosões quando a atividade teatral é desrespeitada. Para Roberto, o palco é uma região sagrada que ele venera com extremo rigor. É um diretor que se vale de sua grande capacidade de pensamento visual, é um artesão da interpretação dramática, ele compõe os espaços com os atores, é um arquiteto do espaço teatral vivo valorizando-o em seu conjunto, atores e espaço com o uso muito cuidadoso da iluminação e sonoplastia.
Na sua abordagem da dramaturgia é interessante como é capaz de adaptar qualquer texto dramático para o seu grupo de trabalho, ele consegue algo fantástico que é a cumplicidade de todo o elenco, formando um único amalgama, tornando possível fazer tudo o que se possa imaginar.
Tive o privilégio de estar junto de Roberto, ora como ator, ora dividindo tarefas de direção, algumas vezes como oficineiro de seus cursos de teatro, e pude observar o seu modo de trabalhar: uma habilidade de encantamento coletivo da equipe sob sua liderança que ultrapassa os limites da compreensão. Ele consegue que atores iniciantes, em condições precárias de trabalho, com pouco tempo de ensaio se dediquem à aventura do teatro de modo total fazendo isso com extrema disciplina e confiança.
No seu método de criação, o texto dramático é lido para que se compreenda o sentido da história e logo em seguida ele vai estudando este texto de forma ativa, montando as cenas, e dando enfrentamento aos problemas específicos de formação, como preparação corporal e vocal, tudo isto simultaneamente. O resultado final são atores motivados e toda uma geração que decidiu que continuaria a fazer teatro em virtude do ensinamento de "Tio, Bob", como é carinhosamente chamado por seus alunos.
Os seus atores têm um comportamento de reverência, como se tratassem com um sacerdote de Dionísio, o deus grego do teatro. Isto se deve ao fato de que Roberto cativa os seus atores. Dá a eles a experiência da criação teatral, conduz-lhes aos climas emocionais proporcionando-lhes a verdade da cena.
Do ponto de vista visual os seus espetáculos são um milagre de aproveitamento dos recursos disponíveis. Roberto acredita na beleza e não aceita nenhuma solução que não possa oferecer ao público a experiência do belo. Não se filia a qualquer corrente teatral da moda, nem se preocupa muito com a falação dos críticos. Segue criando uma obra cênica que mereceu de dramaturgos do quilate de Altimar Pimentel, autor do texto Alamoa, quando da montagem do mesmo com os alunos de uma oficina, o apelido de Spielberg do teatro paraibano. Altimar ficou pasmo quando viu a visualidade da cena, grandiosa e cheia de efeitos, realizada por alguém que tem o domínio preciso dos meios do palco à italiana. Poderíamos dizer que Roberto Cartaxo é um de nossos mestres do teatro.
Nesta composição de cena Roberto trabalha com o seu senso de espaço, coisa que todo diretor deve atinar, o senso de profundidade e das alturas de cena, o senso de profundidade de visão dos espectadores. Roberto trabalha para a visão e audição dos espectadores, vai moldando a sua cena e conferindo os resultados desta visão.
Podemos ter de roberto este ensinamento, não ter medo de oferecer oficinas de teatro a iniciantes e cuidar deles com tando amor e zelo que eles queiram fazer teatro para o resto de suas vidas. Por isso, coloquei como título, o mestre-escola do teatro, porque antes mesmo de existir um curso de teatro Roberto Cartaxo foi e ainda é um dos grandes formadores de atores da Paraíba. Este é o seu trabalho.
É uma das referências do teatro paraibano. Hoje muitos atores profissionais e amadores, professores e pesquisadores de teatro, foram alunos de Roberto e se dedicaram às artes cênicas em virtude dele ter despertado neles o amor ao teatro.
Roberto cartaxo é um diretor que prima pelo bom acontecimento do fenômeno teatral: a cumplicidade entre os atores e o publico.

ROBERTO CARTAXO, FELIZ 2018, QUE VENHAM NOVOS ESPETÁCULOS.

No comments: