Monday, October 05, 2015

O ANIVERSÁRIO DO ATOR FERNANDO TEIXEIRA

Os aniversários são efemérides que nos enchem de fantasia e nos remetem aos sabores e maravilhas que a vida tem.  É apenas mais uma volta ao redor do sol, mas que termina sendo um grande momento, e como sabemos, a melhor coisa que existe entre os que participam deste jogo é conseguir dar mais uma volta.

Aceitando a ideia de que o mundo é um palco, estamos a cada uma destas circuladas nos atualizando em nossos papeis. Assim é que os atores tem a missão ou dádiva de viverem sempre mais voltas que todos os outros seres humanos, pois que vivem as suas voltas em muitas vidas. Dizem os atores a si mesmos que tem o privilegio de poderem exercer o seu oficio em todas as suas idades; o que coloca o ator numa criatura que tem o beneplácito da eternidade de sua função, pois que nunca verdadeiramente se aposenta. Quando mais jovem interpreta os grandes papéis, quando é velho interpreta os grandes papeis, pois a alma continua plena de vida em todas as suas máscaras.

 Assim, é que começo a tecer a minha homenagem a esta figura que é um símbolo da arte teatral, não somente da Paraíba ou do Brasil, pois atores e atrizes têm por natureza uma dupla nacionalidade, são ao mesmo tempo de sua terra natalícia e também são cidadãos do mundo.

Quero desejar feliz aniversário ao ator, diretor teatral, dramaturgo e professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba, Fernando Teixeira. E dizer que ao vermos este homem no palco a nossa vida se ilumina de desejo de fazer teatro, de ver mais teatro e de encontrar-se com a beleza da natureza humana que ele tão bem representa nos palcos e nas telas de cinema.

 Este homem de teatro tem continuado a sua trajetória também como mestre de muitas gerações com a sua coerência em amar o teatro, inspirando aos recém-chegados que é possível  exercer este oficio plenamente, não como um bico que surge apenas como entretenimento de final de semana, mas como uma razão primeira para continuar existindo.

 Gostaria de externar o meu carinho por quem foi também meu professor, quando estudei a Licenciatura Plena em Educação artística, e também das oficinas de teatro onde ele nos apresentou ao mestre russo do treinamento de  atores Constantini Stanislavski.

 Viva então aos que podem chegar a plenitude de sua arte em todos os papeis, em todos os momentos, vivendo longamente sobre o palco do mundo sem que se possa desejar outra coisa a não ser aplaudi-lo mais uma vez.

Feliz aniversário ao ator que nos leva ao mais profundo segredo da alma humana através de suas personagens, de sua entrega quase mística ao seu oficio. É belo ver nos olhos do ator as suas mil vidas, os heróis de mil faces que decanta a mitologia de tantos povos.

Assim é que convido todos para silenciosamente respirarem fundo e desejarem ao ator Fernando Teixeira, parabéns por mais uma jornada ao redor de nossa estrela, e desejar mais outra jornada como se novas cortinas e outros cenários se de abrissem, como vão se abrir e não temos porque temer a imensidade da alma humana em todas as suas cruéis contradições.

Vale amar os atores pelo que eles são, mais vale ir ao teatro para estar diante, olho no olho, com as sombras e as luzes de nossa existência.

Acredito que este é um momento para celebrarmos a sua vida como um grande momento entre nós num tempo tão cheio de amarguras e de pessoas que destilam tanto ódio em suas palavras; celebrarmos o ator que é capaz de mergulhar em suas almas e revelar a profundidade dos infernos e também a grande vitória da liberdade e do bem. Aqui me remeto ao espetáculo de Fernando Teixeira, Esparrela, em cartaz desde 2009, na qual um urubu resiste ao seu opressor e liberta-se.

 O teatro vem nos lembrar que apesar daqueles que vivem para odiar e oprimir os mais pobres e indefesos, sempre haverá um momento em que estes senhores cairão por terra, e enfim o pássaro poderá alçar o seu voo.

Pelo seu teatro de metáforas tão poderosas para este tempo em que vemos ressurgirem ao nosso lado, pessoas que se vestem de ovelhas e revelam-se lobos fascistas, é que o teatro precisa celebrar a vida de seus atores, pois são eles  que na intimidade da relação palco-platéia servem de antídoto para a ditadura da grande mídia comprometida com disseminação do ódio.

 Viva o teatro, viva o seu grande mestre e artífice  Fernando Teixeira, junto com todos os que mantém viva a chama da liberdade, do amor, da beleza, da justiça e da vida.

Neste momento também gostaria de chamar ao palco Zezita Matos, Cida Costa, Anunciada Fernandes, Geraldo Jorge, Solha, Criselide Barros, Celsa Monteiro, Florismá Melo, através dos quais saúdo a todos que amaram (e continuam a amar) a arte do teatro ao longo de suas vidas. 

No comments: