Tuesday, May 25, 2010

Abertura do XIII Fenart

Domingo, 23 de maio de 2010. Cheguei cedo para garantir um lugar frontal ao palco. Noite de gala! O público foi-se acomodando  como podia, apesar das quase 200 cadeiras reservadas para autoridades e familiares. Um pouco após 20 horas, o apresentador oficial subiu ao palco e avisou aos presentes que antes do show de Hermeto Pascoal teríamos uma apresentação da Banda Filarmônica da Polícia Militar da  Paraíba. Disciplinadamente os militares se posicionaram em frente e logo abaixo do palco, mas para a surpresa geral, os apresentadores oficiais retornaram e fizeram a leitura do texto de abertura e anunciaram o inicio da orquestra sinfônica e de Hermeto. Foi algo humilhante que doeu até  no público, que começou a gritar: "polícia, polcia, polícia´", exigindo que a Banda Filarmônica tocasse primeiro. Os militares se retiraram, mas o público continuou gritando, inclusive sendo regidos pelo grande expoente da cultura paraibana José Bezerra. O maestro da Orquestra Sinfônica, Arakaki, veio para o palco entre os gritos do povo pedindo a banda da polícia. O maestro se dirigiu ao presidente do Espaço cultural ques estava sentado na primeira fila e perguntou:
- "É isso,Maurício?"
Em seguida, dirigiu-se ao público:
-"Vocês querem ouvir a banda da polícia?"
Ao que o público respondeu em uníssono:
-"Polícia,polícia,polícia".
A Banda da Polícia Militar voltou entre ruidoso aplauso, sendo ovacionada a cada número apresentado.
Logo em seguida voltou o maestro e iniciou o concerto em homenagem a Sivuca com a participação especial de Hermeto Pascoal.
A orquestra apresentou dois excelentes números muito aplaudidos e logo em seguida entrou Hermeto, que disse espirituosamente que estava ali "mais feliz do que porco chafurdando em lama". Fez uma pequeníssima apresentação e saiu. A orquestra assumiu. Depois voltou Hermeto para outra pequeníssima participação sem integração com a orquestra. E assim foi até o final, com Hermeto praticamente fazendo pequenas canjas e sem desenvolver toda a sua música. A homenagem a Sivuca passava ao largo, sendo lembrado mas sem a participação mais efetiva do amigo, que conforme a lenda, de manhã cêdo após acordar-se vai ao espelho e diz "Bom dia, Sivuca". Diz-se que Sivuca fazia o mesmo, dizendo "Bom dia, Hermeto".
Tive a impressão de que Hermeto jogou no chão a sua sanfona de oito baixos e se retirou para não mais voltar ao palco. A orquestra encerrou a gafe com Feira de Mangaio. Foi mesmo!
Justificava-se nos bastidores que Hermeto é um artista muito dificil, mas dificil mesmo é acredittar no que aconteceu. Soube também de fontes ligadas à organização do evento que no sábado a apresentação de Hermeto chegou a ser cancelada. Fiquei pensando que o chiste de Hermeto no início do show tivera outra razão de ser. O público ficou decepcionado.
A noite continuou. Acredito que o XIII Fenart será muito bom e que tudo não passou de um malentendido. Assim espero!

No comments: