Sunday, April 19, 2009

AULA INAUGURAL

No último dia 16 de abril, no Teatro Lampião, o Departamento de Artes Cênicas da UFPB e o Centro Acadêmico do curso de Teatro promoveram a aula inaugural do semestre letivo 2009.1 , motivo de muita comemoração pois estão recebendo a terceira turma do curso de teatro e como os pioneiros cursando o quinto período e entrando em fase de preparação do espetáculo final.

A aula inaugural foi aberta pela aluna Ana Rachel Cavalcante representando uma mestra que fez os ritos iniciais de boas vindas, depois a Professora Paula Coelho, coordenadora do Curso de Teatro, falou sobre a alegria de estarmos consolidando o atual curso. Logo em seguida o professor Everaldo Vasconcelos, Chefe do Departamento, convidou todos os professores presentes: Adriana Fernandes, Amanda Viana, José Tonezzi, Paulo Vieira, Guilherme Schulze e Carlos Cartaxo para comporem uma mesa à boca de cena e exporem as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foi feito aos alunos o convite para ingressassem em um dos grupos de pesquisa do Decen. A coordenadora da comissão de implatação do mestrado em artes cênicas, Adriana fernandes, comunicou que espera-se abrir a primeira turma de nossa pós-graduação em 2011.

Dentro da programação, foi apresentado o espetáculo Contos com Máscara, monólogos curtos que foram produzidos na disciplina Máscara II, sob a orientação do Professor Osvaldo Anzolin. Ana Maria Nunes, apresentou o conto Um dia de merda de Luis Fernando Veríssimo. José Nilton dos Santos apresentou o conto O colar de diamantes de Maupassant e Ana Raquel Apolinário, apresentou "Presença" de Carlos Drumond de Andrade. A aluna Bárbara Andrelli fez a estréia de seu trabalho, produzido na disciplina Tópicos Especiais em Teatro, apresentando o monólogo Sharon Shiva. Encerrando a tarde, a atriz, diretora, dramaturga e também aluna do curso de teatro, Celly de Freitas, apresentou a sua Performance Dona Dora. Os representantes do Centro Acadêmico, José Nilton dos Santos e Ana Rachel da Silva, fizeram fizeram sorteios dos livros: Teatro para Crianças e Jovens: Ler e/ou encenar, de Celly de Freitas; As mulheres de Nelson, representações sociais sobre as mulheres em os 7 Gatinhos de Nelson Rodrigues, de Petra Ramalho.

Quando começamos cada semestre deste novo curso, nos damos conta de como foi longo o caminho até aqui, desde a criação da habilitação em artes cênicas da Licenciatura Plena em Educação Artística em 1977, que foi durante quase três décadas o único lugar de formação superior em teatro na Paraíba, passando pelas várias Especializações oferecidas a comunidade, primeiro em Metodologia do ensino de Artes, e depois em Representação Teatral, e agora, preparando-se para oferecer a especialização em Linguagem Cênica para infância e Juventude, que será coordenado pelo professor Elias de Lima Lopes, até o futuro mestrado já em fase de organização. Temos a sensação de estarmos realizando um grande sonho, cujos frutos já começam a despontar em nossas prática teatral, pois sem uma formação de qualidade, não é possível ter um teatro que atraia o público e que faça valer a sua força na sociedade.

Acredito que a UFPB, que já tem planejado a construção de um grande teatro, para 1200 lugares, no campus, com a previsão de grandes salas de ensaio, vem ao encontro do crescimento desta área de produção do conhecimento artístico. Todos os atores da região irão poder contar com um lugar onde poderão desenvolver-se da graduação até a pós-graduação. Hoje já temos alunos de várias cidades da Paraíba,de fora do estado e até mesmo de outros paises da América latina. O dia a dia nos exigirá muito esforço; as turmas pioneiras irão sofrer com as dificuldades de quem está desbravando o terreno, mas guardarão consigo o sabor de terem sido os primeiros a gravarem os seus nomes nesta história.

No comments: